sexta-feira, 12 de agosto de 2011
terça-feira, 2 de agosto de 2011
IPOL em debate televisivo sobre as fronteiras
-o-
A TVT é uma emissora que foi inaugurada em agosto de 2010, afiliada daTV Brasil - Rede Pública Nacional. Com sede no município de São Bernardo do Campo - SP, é transmitida pelo canal 46 em Mogi das Cruzes – local, e retransmitida pelo canal 48 (NGT)
domingo, 24 de julho de 2011
I Seminário GELF: um diálogo valioso sobre as línguas de fronteira
terça-feira, 19 de julho de 2011
Diretora do IPOL concede entrevista a Radio CBN de Foz
Num país que convive com uma diversidade equivalente a mais de 210 línguas faladas em todo território nacional, faz-se eminente pensar nas políticas direcionadas às línguas e nos espaços de fronteira. Essa é uma das motivações que levou a organização do curso que vai reunir gestores de educação, cultura, membros de ministérios e escolas de fronteira.
Segundo Rosângela Morello, uma das intenções do GELF consiste em discutir políticas linguísticas conformes às zonas de intercessão entre os países: “qualquer programa que se destine a fronteira também precisa do reconhecimento do que é a fronteira, principalmente para além do limite de defesa, administrativo e geográfico. As fronteiras são habitadas simbolicamente, habitadas linguisticamente”, considerou a pesquisadora.
No último dia do curso serão realizadas propostas de encaminhamento estratégico, uma vez que os participantes - em sua grande maioria - são gestores institucionais. “Queremos acordar estratégias para o que for discutido nesse primeiro seminário para que isso possa ter desdobramentos efetivos dentro das instituições, nas cidades fronteiriças e nas escolas”, finalizou.
O I Seminário de Gestão em Educação Lingüística no MERCOSUL (GELF) é uma iniciativa idealizada pelo IPOL, Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística; pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com sede em Cabo Verde, África e pela União Latina, sediada em París. Marcado para acontecer entre os dias 20 e 22 de julho, o GELF optou por ser realizado em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) será o espaço que reunirá especialistas de seis países diferentes para ministrar palestras a partir de experiências amplamente diversas, contribuindo, desta forma, para uma discussão coerente das questões que se interpõem à gestão da educação linguística das fronteiras.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Programa do I Seminário GELF
quinta-feira, 30 de junho de 2011
II Circular - Inscrições prorrogadas
Foram prorrogadas, até o dia 10 de julho, as inscrições para o I Seminário de Gestão em Educação Linguística de Fronteira no MERCOSUL que será realizado entre os dias 20 e 22 de julho de 2011 na UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu (PR) - Brasil.
1) Para se inscrever, neste momento, bastará enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida até a data limite;
2) A Declaração da Instituição foi solicitada como complementar à inscrição pelo fato de favorecer os encaminhamentos institucionais. Ela pode, por isso, ser apresentada no primeiro dia do curso. Aos que porventura forem selecionados mas não obtiverem essa declaração, bastará apresentar um breve resumo de sua trajetória profissional assinado por próprio punho.
A ficha de inscrição pode ser acessada através da II Circular do evento nos links a seguir:
terça-feira, 31 de maio de 2011
Circular I - Inscrições Abertas
terça-feira, 10 de maio de 2011
Data: 20, 21 e 22 de julho de 2011
I Seminario de Gestión de Educación Lingüística de Frontera en el Mercosur